PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 19 de abril de 2010

ANA esclarece aplicação de sobretaxa a estacionamento de aviões


O presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal esclareceu ontem que a empresa foi obrigada a cobrar uma sobretaxa aos aviões que estejam estacionados mais de 18 horas no Aeroporto de Lisboa devido ao grande número de aparelhos que em 2009 ali estiveram estacionados, "alguns mais de um mês", avançou Guilhermino Rodrigues. "Sempre conseguimos gerir este problema mas no ano passado os aviões estiveram mais tempo parados, pelo que a ANA teve que tomar medidas. Houve aviões que estiveram mais de um mês parados", afirmou o presidente do Conselho de Administração da ANA.

A polémica à volta da sobretaxa surgiu depois de a companhia euroAtlantic airways ter anunciado que iria deslocar a sua base para o Aeroporto de Châteauroux, em França, alegando que as taxas cobradas pela ANA são "escandalosas", pelo que a companhia teve que procurar "alternativas que viabilizem a sua existência e continuidade".

De acordo com Guilhermino Rodrigues, a medida já estava prevista há mais de 10 anos, segundo uma prorrogativa que previa a aplicação de uma taxa aos aviões que estivessem estacionados no Aeroporto mais de 18 horas.

O que acontecia, explicou o responsável, era que até ao ano passado os casos de aviões estacionados por um período superior ao previsto eram uma minoria, que nunca tinha causado problemas, dai que a sobretaxa não fosse cobrada.

No entanto, continuou o responsável, com a diminuição da procura em 2009 o número de aviões que estavam nesta situação aumentou, pelo que a ANA foi obrigada a aplicar a medida, com o presidente do Conselho de Administração da empresa a admitir que o valor da sobretaxa é "pesado".

"No ano passado a ANA tinha duas soluções: ou mantinha o regime ou diminuía a capacidade declarada", explicou Guilhermino Rodrigues, acrescentando que "tem que existir sempre um número mínimo de estacionamentos para processar os passageiros e se isto não acontecer o aeroporto teria que encerrar".

Neste momento, avançou ainda o responsável, existem apenas dois aviões nesta situação no Aeroporto de Lisboa, no entanto "a ANA vai manter a sobretaxa e aplicá-la até quando for necessário", garantiu.

Turisver

Nenhum comentário: