Dois modelos dividem esse título. O A380, da Airbus, e o avião de carga Hughes H-4 (foto abaixo), ambos com 24,1 metros de altura. O A380 é o maior avião de passageiros, com seus dois andares, 73 metros de comprimento e 80 metros de envergadura (asa a asa). A aeronave, que fez seu voo inaugural em abril de 2005, comporta 850 passageiros.
Maior envergadura (asa a asa)
O  Hughes H-4 também é o detentor desse título, com 97,5 metros. O modelo   foi desenvolvido por Howard Hughes, que foi interpretado por Leonardo  DiCapriono filme "O Aviador"(2004). Em segundo lugar vem o russo Antonov   AN-225, com 88,4 metros.
Maior avião cargueiro
É o  Antonov AN-225 (foto abaixo), conhecido como Mriya ("sonho", em russo).  Ele  consegue transportar 250 toneladas de carga por 4.500 quilômetros, e  é o  avião mais longo já produzido, com 84 metros. Menor avião
Menor avião
Construído em 1988, o  Bumble Bee (foto abaixo) voou apenas 3 vezes. Foi o suficiente  para se  tornar o menor avião do mundo, com seu 1,7 metro de envergadura e  2,46  metros de comprimento. Mais rápido
Mais rápido
Dois aviões aparecem nessa  categoria. Quem leva entre as aeronaves de  passageiros é o Tupolev 144,  que antes mesmo do famoso Concorde ser  lançado, já havia alcançado uma  velocidade de 2.550 km/h. Mas o vencedor  absoluto do quesito é o  "quase foguete" X-15A2. Fabricado pela NASA em  1967, conseguiu voar a  7.115 km/h.
Mais caro
Quem detém o posto é o  bombardeiro B-2 Spirit. O avião custa 2 bilhões  de dólares.
Mais  econômico
O norte-americano Burt Rutan construiu o Voyager (foto  abaixo), que em 1986 foi usado  por Dick Rutan e Jeana Yeager para dar a  volta ao mundo em apenas 9  dias. Primeiro a álcool
Primeiro a álcool
O EMB 202 Ipanema,  idealizado no Brasil, foi lançado em 2002 pela  Embraer. Trata-se de um  monoplano dotado de um propulsor movido à  álcool.
Primeiro  com banheiro
O primeiro avião com banheiro foi o russo Russky  Vitiaz (foto abaixo), projetado por  Igor Sikorski e testado em 13 de  maio de 1913. Primeiro brasileiro a cruzar o Oceano  Atlântico
Primeiro brasileiro a cruzar o Oceano  Atlântico
O brasileiro João Ribeiro de Barros abandonou a  faculdade de direito  para praticar a aviação, sua verdadeira paixão. Em  1926 João foi até  Gênova, na Itália, para "buscar" um avião hidromotor  Savoia Marchetti  S55, batizado mais tarde como Jahu. A viagem levou 12  horas e terminou  em Fernando de Noronha, em Pernambuco. O Jahu existe  até hoje e é o  único de seu modelo que ainda está inteiro.
cultura aeronáutica
 

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário