As cinzas do vulcão islandês que cobrem parte da Europa desde a última quinta-feira (15) afetaram a turbina de um avião de caça F-16 da Otan (organização militar ocidental), informou nesta segunda-feira (19) um oficial americano.
Segundo a fonte, que não quis ser identificada, os militares encontraram restos de vidro na turbina da aeronave de combate.
- Foi detectado um processo de cristalização dentro dos motores de um aparelho, que não sofreu, no entanto, qualquer percalço.
A cinza vulcânica pode se transformar em vidro a altas temperaturas como, por exemplo, quando entra na turbina de um avião.
Para o oficial consultado, a nuvem de cinzas representa uma ameaça às operações da Otan na região.
- É algo muito sério, que pode começar a ter um impacto real nas capacidades militares.
O militar também explicou que as Forças Armadas dos EUA limitaram a execução de vários exercícios militares enquanto os efeitos da nuvem de cinzas nos aparelhos são estudados.
Europa vive novo dia de caos aéreo
A Organização Europeia para a Navegação Aérea (Eurocontrol) informou que entre 8.000 e 9.000 voos devem ocorrer nesta segunda-feira, o que corresponde a cerca de 30% do total de viagens que a Europa costuma abrigar neste dia da semana.
A previsão inicial era de que 50% das partidas poderiam ocorrer hoje, se as condições metereológicas fossem adequadas. A iniciativa de permitir mais viagens foi uma pressão das principais associações de empresas aéreas. A Eurocontrol informou neste domingo (18) que esperava chegar a tal patamar de liberação, mas a nota de hoje frustrou parte das expectativas.
Desde a última quinta-feira (15), grande parte do espaço aéreo europeu está fechado devido a uma nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia. Ontem, apenas cerca de 4.000 voos puderam ser feitos, mesmo com a reabertura de aeroportos do sul da França e, por algumas horas, do de Frankfurt, na Alemanha.
Em uma segunda-feira normal, ocorrem cerca de 28 mil viagens no espaço aéreo europeu. Por outro lado, as companhias aéreas pressionam para a liberação de voos e exigem reembolso pelas perdas. A Comissão Europeia prepara uma determinação de ajuda para as empresas do setor.
Imagem de satélite mostra nuvem de cinzas de vulcão islandês sendo levada pelo vento - (Foto: Reuters)
R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário