PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cinzas de vulcão afetam avião de combate da Otan

Grande parte do espaço aéreo europeu permanece fechado nesta segunda-feira (19).

Umit Bektas/09.04.2010/Reuters
Foto por Umit Bektas/09.04.2010/Reuters
Avião de caça F-16 turco decola de base em Bandirma; oficial americano diz que aeronave similar foi afetada por cinzas de vulcão islandês na Europa

As cinzas do vulcão islandês que cobrem parte da Europa desde a última quinta-feira (15) afetaram a turbina de um avião de caça F-16 da Otan (organização militar ocidental), informou nesta segunda-feira (19) um oficial americano.

Segundo a fonte, que não quis ser identificada, os militares encontraram restos de vidro na turbina da aeronave de combate.

- Foi detectado um processo de cristalização dentro dos motores de um aparelho, que não sofreu, no entanto, qualquer percalço.

A cinza vulcânica pode se transformar em vidro a altas temperaturas como, por exemplo, quando entra na turbina de um avião.

Para o oficial consultado, a nuvem de cinzas representa uma ameaça às operações da Otan na região.

- É algo muito sério, que pode começar a ter um impacto real nas capacidades militares.

O militar também explicou que as Forças Armadas dos EUA limitaram a execução de vários exercícios militares enquanto os efeitos da nuvem de cinzas nos aparelhos são estudados.

Europa vive novo dia de caos aéreo

A Organização Europeia para a Navegação Aérea (Eurocontrol) informou que entre 8.000 e 9.000 voos devem ocorrer nesta segunda-feira, o que corresponde a cerca de 30% do total de viagens que a Europa costuma abrigar neste dia da semana.

A previsão inicial era de que 50% das partidas poderiam ocorrer hoje, se as condições metereológicas fossem adequadas. A iniciativa de permitir mais viagens foi uma pressão das principais associações de empresas aéreas. A Eurocontrol informou neste domingo (18) que esperava chegar a tal patamar de liberação, mas a nota de hoje frustrou parte das expectativas.

Desde a última quinta-feira (15), grande parte do espaço aéreo europeu está fechado devido a uma nuvem de cinzas expelida pelo vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia. Ontem, apenas cerca de 4.000 voos puderam ser feitos, mesmo com a reabertura de aeroportos do sul da França e, por algumas horas, do de Frankfurt, na Alemanha.

Em uma segunda-feira normal, ocorrem cerca de 28 mil viagens no espaço aéreo europeu. Por outro lado, as companhias aéreas pressionam para a liberação de voos e exigem reembolso pelas perdas. A Comissão Europeia prepara uma determinação de ajuda para as empresas do setor.


Satélite Vulcão Islândia G

Imagem de satélite mostra nuvem de cinzas de vulcão islandês sendo levada pelo vento - (Foto: Reuters)

R7

Nenhum comentário: