Documentação  Técnica de Aeronaves
A documentação técnica de uma aeronave pode  ser apresentada de várias formas ao operador. A forma mais comum é, a  apresentação da documentação, no formato proposto pela Norma Ata 100.  Esta Norma é uma especificação aprovada e utilizada pela maioria dos  fabricantes de aeronaves. As informações contidas nos manuais são  organizadas e padronizadas de modo a se obter qualquer informação sobre a  aeronave e seus sistemas no menor tempo possível.
Introdução a Norma  Ata 100
A idéia foi de dividir a aeronave em 100 capítulos (daí o nome  Ata 100). Cada capítulo foi divido em seções e cada seção dividida em  assuntos. Com essa divisão podemos encontrar rapidamente qualquer  capítulo equivalente a um sistema da aeronave, que utiliza a norma Ata  100, e dentro deste localizar com a mesma facilidade um assunto de nosso  interesse. Quando trabalhamos com uma outra aeronave que também tem  seus manuais organizados pela Norma Ata 100, nos sentimos familiarizados  e não temos dificuldades de entender como funciona a documentação desta  nova aeronave. Veja abaixo um exemplo de um número da Norma Ata 100 e  como é fácil de interpretá-lo. Um número utilizado para identificação da  norma Ata 100 é formado da seguinte forma:
                      XX . XX . XX . XXX
                      1º      2º     3º     4º
O primeiro grupo de números:
Representa o  capítulo. Veja alguns exemplos:
33 iluminação
35 oxigênio
62 rotor principal
63 acionamento do  rotor pricipal
64 rotor de cauda
65 acionamento do  rotor de cauda
70 grupo moto propulsor, etc.
O segundo grupo de  números
Representa as seções. Veja alguns exemplos levando em conta que o  capítulo tratado é o 33 - iluminação:
00 geral
10 compartimento de vôo
20 compartimento de  passageiros
30 compartimento de carga
40 externas
50 iluminação de  emergência, etc.
Terceiro Grupo de  números:
Representa o assunto dentro da seção:
01 farol escamoteavel
02 farol fixo, etc.
Quarto Grupo de  números:
Representa o tipo de intervenção a ser efetuada pelo mecânico:
200 operações de  manutenção
300 manutenção corrente
400 remoção e instalação, etc.
O número depois de  pronto, fica assim: 33.40.01.401 
Reflexão
Pense na documentação  técnica da aeronave como sendo o seu maior aliado. Esteja sempre com os  documentos de trabalho ao seu lado quando fizer qualquer intervenção na  aeronave. Sem documentos de trabalho apropriados, você será responsável  por qualquer serviço ou operação indevida sobre a aeronave. Você não  precisa correr esse risco!
Hangar do Heinz
 
 
 
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