PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM
PARA HOSPEDAGEM CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 3 de agosto de 2010

China realiza exercícios aéreos em meio à tensão com os EUA


Pequim havia se queixado de manobras conjuntas entre militares americanos e sul-coreanos na região.

A China iniciou nesta terça-feira cinco dias de exercícios aéreos, nas províncias de Henan (centro) e Shandong (leste), informou a agência de notícias estatal. As manobras, que mobilizam caças e milhares de soldados, ocorrem em meio à tensão diplomática e militar com os Estados Unidos. Na semana passada, o governo chinês criticou exercícios militares americanos em parceria com a Coreia do Sul.

De acordo com a imprensa local, a operação "Vanguarda 2010" envolve mais de 100 aeronaves do exército, da aeronáutica e da marinha - inclusive helicópteros e aviões espiões. Eles disparam mísseis reais para simular a defesa de Pequim contra um possível ataque aéreo.

Os militares chineses negaram, no entanto, que os exercícios tenham relação com tensões regionais e disseram que estão tentando ser mais transparentes. "O objetivo é elevar as capacidades de combate nesta região militar e tornar efetivos os preparativos para o combate", disse o general Zhao Zongqi, um dos responsáveis pela atividade, à agência de notícias China News Service. A publicação Semanário Militar também informou que, embora os exercícios sejam rotineiros e "discretos", eles "passam um recado". "Se outras pessoas ameaçarem os nossos interesses, temos suficientes meios militares e métodos tecnológicos para contê-los", diz o artigo.

Tensão - Na semana passada, a China se queixou de um exercício conjunto entre Estados Unidos e Coreia do Sul no Mar Amarelo. O governo chinês alegou que as manobras ameaçariam sua segurança e a estabilidade regional. No entanto, Washington e Seul afirmaram que o objetivo era dissuadir a Coreia do Norte - que é aliada da China - de eventuais agressões.

Declarações do governo americano sobre uma delicada disputa territorial no Mar do Sul da China também incomodaram Pequim. Nas últimas semanas, o governo chinês tem ampliado os investimentos na sua Força Aérea e anunciado vários exercícios militares - fatos normalmente sigilosos.

VEJA

Nenhum comentário: