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terça-feira, 3 de agosto de 2010

Infraero diz que 44% dos voos domésticos da Gol permanecem com problemas


Metade das viagens internacionais da empresa está atrasada


Helvio Romero / Agência EstadoFoto Helvio Romero / Agência Estado
Guichê da Gol no aeroporto de Guarulhos (SP) estava lotado de passageiros à espera de voos no início da manhã
Quase metade dos voos domésticos da Gol Linhas Aéreas ainda apresenta problemas na tarde desta terça-feira (3) em todo país. Segundo boletim divulgado às 14h pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), são 44,2% afetados.

Dos 454 voos previstos desde a meia-noite, 164 (36,1%) atrasaram mais de 30 minutos e 37 (8,1%) foram cancelados, de acordo com a Infraero.

O total de voos domésticos atrasados ou cancelados em todo país às 14h chega a 22,9 % - cerca de 8% acima do limite considerado tolerável pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Dos 1.263 voos programados, 237 (18,8%) atrasaram e 52 (4,1%) foram cancelados.

Em relação aos voos internacionais, metade das viagens da Gol foi afetada. Dos 18 voos programados, nove atrasaram. Em todo o país, segundo a Infraero, das 79 viagens internacionais previstas, 14 atrasaram e apenas uma foi cancelada.

Na segunda-feira (2), os atrasos em todo país atingiram um a cada quatro voos. A Gol teve mais da metade deles atrasados ou cancelados. Os aeroportos ficaram lotados. Muitos passageiros tentavam viajar desde domingo (1º). O caos foi provocado pelo aumento do movimento com o fim das férias escolares e também por uma falha no sistema de tripulação da Gol.

Trabalhadores da companhia aérea marcaram uma paralisação de 24 horas para o próximo dia 13 de agosto. Eles reivindicam melhores salários, plano de saúde e fim do excesso de jornada e de assédio moral.

Em nota, a empresa informou que "trabalha intensamente para normalizar a situação de seus voos: acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos".

Os juizados especiais do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília registraram ao menos 104 queixas até o fim da noite de segunda-feira. O número de ações contra as companhias aéreas, porém, ainda é muito pequeno perto da quantidade de passageiros prejudicados em momentos de caos; ontem foram cerca de 50 mil.

Segundo resolução da Anac publicada em junho deste ano, o consumidor tem direito a acesso à internet e facilidade de comunicação depois de uma hora de atraso, alimentação adequada a partir de duas horas, e hospedagem a partir de quatro horas.

r7

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